Sete ajustes simples na rotina de quem já acorda se sentindo cansado

0 comentários

O último ano foi desafiador e, com isso, muita gente se sentiu esgotada física e mentalmente por conta da ansiedade e do estresse. Afinal de contas, sentir-se sem disposição e acordar mais cansado do que quando foi deitar passou a ser algo comum na vida de muitas pessoas, mas não pode ser encarado como normal.

Segundo o médico nutrólogo especialista em obesidade Dr. Nataniel Viuniski, algumas mudanças de hábitos bem simples podem fazer grande diferença, ajudando a elevar o nível de energia. Confira:

1. Regule o sono - "É muito importante definir um horário fixo para dormir considerando um mínimo de seis horas de descanso por noite. Se você demora a pegar no sono, uma dica é desligar os aparelhos eletrônicos (televisão, celular e computador) uma hora antes de se deitar. A luz emitida pela tela desses equipamentos prejudica a produção do hormônio melatonina, responsável pelo sono", explica.

2. Cuide da saúde do intestino - Pouca gente sabe, mas cerca de 90% do hormônio do bem-estar (serotonina) é produzido no intestino. Para isso, é importante que o órgão esteja em pleno funcionamento, o que é possível por meio de uma dieta saudável rica em fibras e vegetais, além de um consumo de água adequado.

3. Consuma alimentos mais leves e pratique exercícios - Pratos ricos em gorduras, por exemplo, costumam "roubar" nossa energia. "Isso acontece porque o organismo precisa dispender de muito mais energia para processá-los. Por isso, opte por carnes magras, peixe, frango, ovos ou um shake proteico corretamente preparado nas refeições, e combine com vegetais e frutas. Também prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como mandioca e batata-doce, que liberam energia aos poucos garantindo pique por mais tempo", indica o médico.

4. Fique de olho na Vitamina D - "Ela contribui para o bom funcionamento do metabolismo, o que afeta diretamente os níveis de energia", explica Dr. Nataniel. A Vitamina D também está associada à melhora do humor, o que explicaria porque tendemos a ficar mais cansados no inverno, época em que temos menos exposição ao sol.

5. Não faça dietas muito restritivas - Eliminar alimentos do cardápio pode contribuir para uma baixa na energia e impactar inclusive na sua disposição pela falta de nutrientes importantes para as funções do organismo. Portanto, evite tirar os carboidratos do prato! Nesse caso, prefira as versões integrais que oferecem energia gradativa ao longo do dia e saciam por mais tempo por conta das fibras.

6. Aposte em pequenas doses de cafeína - Chás e cápsulas produzidos a partir de plantas que possuem cafeína, como o chá-mate, chá preto e o guaraná, podem contribuir para fornecer mais disposição e energia. "Também é comprovado que a substância contribui para um melhor rendimento no esporte", comenta Nataniel.

7. Faça uma pausa a cada hora - De acordo com um estudo da Universidade de Illinois, pessoas que fazem pequenas pausas durante tarefas que levam mais de 50 minutos trabalham melhor. "Aproveite para se levantar e caminhar para buscar água. Mudar de ambiente ajuda a evitar a estafa mental", finaliza o médico.

Fonte: lifestyle.r7

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

[time], [location].
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.
Newsletter