Será que a fibra alimentar vai te fazer bem?

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Você provavelmente já foi comer alguma barrinha de cereal e ficou entretido com o rótulo lendo sua composição e informação nutricional e acabou se deparando com uma classificação escrita ‘’fibra alimentar’’, vendo sua gramatura, talvez nem deu muita bola, desembalou e mandou para dentro.


Tá, mas o que significa fibra alimentar?

As fibras alimentares são componentes de alimentos vegetais que carregam em si carboidratos que nosso organismo não digere completamente, mas isso não significa que fazem mal, muito pelo contrário, a fermentação que elas sofrem gera mudanças no fluxo intestinal uma vez que alimentam as bactérias(boas) ali presentes e ativam funções fisiológicas muito importantes. Além desses, vários outros benefícios estão envolvidos nesse processo.

Fibras Alimentares são, em essência, promotores de saúde.

Essas fibras são divididas em solúveis e insolúveis

As solúveis são as que ao entrar em contato com a água, formam um gel e impulsionam o crescimento de bactérias boas no cólon - a maior porção do intestino grosso - quando elas chegam ao estômago, trazem maior sensação de satisfação e saciedade.

Por outro lado, as insolúveis, como o nome já diz, não se dissolvem na água e aceleram o trânsito e produz bom funcionamento intestinal prevenindo até mesmo a constipação uma vez que através dessas existe aumento no bolo fecal. 


O que isso faz de bom?

Se perguntando isso você se refere aos benefícios das Fibras Alimentares, vamos citar aqui 4 benefícios das fibras alimentares no seu organismo:

Ajudam na perda de peso: Como já citamos, esses alimentos produzem uma sensação de saciedade, fazendo com que o processo de digestão fique um pouco mais lento, o que faz com que a glicose seja absorvida gradativamente enriquecendo o necessário para o emagrecimento.

Fortalece a imunidade: O intestino é um responsável pela produção de anticorpos, as fibras alimentam as bactérias benéficas que vivem ali, ajudando na manutenção da flora intestinal consequentemente aumentando a imunidade.

Controla Diabetes: Já que facilitam o trânsito intestinal, ajudam a reduzir picos de insulina, uma vez que reduzem a absorção de açúcar, de modo que ajustam os níveis de colesterol e controlam a diabetes.

Contribui com a absorção dos nutrientes: Esse gel que as fibras solúveis formam ocasiona uma digestão mais lenta, o que aproveita a absorção do que é ingerido em cada refeição.


E a questão do ventre aprisionado?

 Os efeitos da fibra na constipação na verdade variam de acordo com o tipo de fibra que é ingerida. Um estudo feito em 63 pessoas portadoras de constipação crônica apontou que as fibras que aumentam o teor de água das fezes possuem um efeito laxativo, enquanto as que aumentam a massa seca das fezes aumentam as chances de constipação. Por isso é sempre indicada a procura por um profissional na hora de ingerir uma nova fibra para tentar libertar um ventre aprisionado.


Em quais alimentos encontramos?

Alimentos saudáveis de origem vegetal são casa de fibras, começar a introduzir eles em sua dieta vai agregar muito ao seu sistema digestivo - não esqueça de tomar bastante água já que as fibras dependem dessa ingestão para uma absorção significativa - entre frutas, legumes e cereais, vamos lá: 

Maçã, caqui, goiaba e ameixa: a sugestão é que sejam ingeridas com a casca mesmo, uma vez que é ali onde se concentra boa parte do teor fibroso desses alimentos;

Lentilha, ervilha e cenoura: inserir essas opções em saladas e sopas (não tão quentes para não perder a propriedade), é uma opção para ir agregando alimentos consistentes e com bons resultados, uma vez que a vitamina B6 contida na cenoura ajuda em processos metabólicos do corpo;

Nozes, granola, linhaça e cereais integrais: respondendo com mais saúde do que os ultraprocessados, esses condimentos podem ser inseridos em combinações ultradeliciosas e que deixam seu aparelho digestivo ultradesenvolto.

Aumentar seu consumo em fibras vai ser seu primeiro passo dentro de uma experiência de saúde leve e consistente.

Sim, ela vai te fazer bem!

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