Qual a boa do açaí?

0 comentários

Dos solos úmidos e no seu clima quente, o norte do Brasil carrega na essência do seu solo a origem de uma das frutas mais populares do país. 

Sem ela o verão não seria tão refrescante, nem tão colorido, muito menos energético e certamente teria menos sabor.

O açaí foi ficando famoso e caindo no gosto dos brasileiros de um jeito absoluto e um tanto quanto misterioso. Para entender um pouco mais sobre essa maravilha que dá em árvore e movimenta a vida de milhares de pessoas de muitas maneiras, fizemos esse blog para você.

Qual a boa do Açaí?
A boa? O certo seriam ‘’as boas’’, quando digo que o açaí é uma maravilha que dá em árvore, é porque ele é realmente cheio de coisas boas que vão bem além do sabor, e grande parte disso está contida em suas vitaminas, sua riqueza se dispersa entre: 

Vitamina C: Dá pro açaí a característica de anti oxidante e redutor de colesterol, fortalecendo a imunidade, ajudando na cicatrização, produzindo carnitina (diretamente ligada com a queima de gordura), essa vitamina também é tida como uma espécie de ‘’fonte da juventude’’ por conta do seu potencial rejuvenescedor que reduz linhas expressivas.

Vitamina B1: Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e circulatório potencializando a dinâmica da função cerebral e o metabolismo energético, ótima para quem faz exercícios de intensidade por ser super colaborativa com a recuperação muscular.

Vitamina B2: Grande oponente das enxaquecas, essa vitamina, por ser uma ativadora do sistema imunológico acaba barrando a frequência dessas dores de cabeça, mantendo a saúde até mesmo da pele, boca e dos olhos.

Fósforo: Mantém o balanço ácido-básico do organismo, regula o ph do sangue, preserva o equilíbrio hormonal enquanto controla os batimentos cardíacos.

Cálcio: Fortalecedor de ossos e dentes, é crucial em dar uma força na transmissão de impulsos nervosos e no estímulo da contração muscular.

Ferro: Combatente da anemia é um componente da mioglobina, tão essencialmente preciso que sua estrutura atua como fixador do oxigênio nas fibras musculares cardíacas e músculo esquelético, protegendo lesões musculares durante os períodos da privação de oxigênio. 

Em crianças o mineral melhora o desempenho cognitivo e de aprendizado, fortalece o pequeno contra infecções sendo fundamental num crescimento saudável e tem uma participação muito efetiva reduzindo risco de morte materna no parto e no pós-parto.

Como comer açaí?
Diferente do que a região sul/sudeste está acostumada, em diversas partes do país o açaí não se come somente congelado. 

As variações desse prato ampliam os horizontes da culinária, suas combinações tem o poder de chamar o paladar para dançar devido a sua versatilidade, e para estender um pouquinho mais a visão sobre essas variedades aqui vão alguns dos pratos que veríamos se déssemos um rolê de trem por algumas mesas com açaí ao redor do Brasil, então pegue seu lugar na janela e aproveita a viagem:

Partindo do norte do país, na primeira mesa já percebemos realmente que misturar o açaí com pratos salgados é cultural, esse aqui é com farinha de mandioca e peixinho empanado: 

Aqui no complexo fitness a gente sempre acaba se deparando com invenções criativas e bem diferenciadas, dessa vez a queridinha é a panqueca de açaí, dizem que ela é agradável aos olhos e ao paladar também:

Na nossa passagem pelo Pará, encontramos esse que, para quem nunca ouviu falar causa até um certo estranhamento, empanadinho na tapioca e com açaí para acompanhar, o Camarão Paraense é na verdade um prato muito gostoso:

Indo para a última parada, vamos descendo o resto do Brasil e vemos que existe um modo predominante de se consumir o açaí, que é em um formato frozen, mais adoçado e geralmente com outros acompanhamentos, é uma opção fresca em bem carregada de muito sabor:

Mas e aí, açaí engorda?
Não, quem engorda é quem está comendo. Ba dum tsss…
Sim, essa foi péssima, perdão, mas, a real é que comer açaí não vai te engordar, pelo contrário, além da saciedade produzida por ele, sua composição é dotada de nutrientes que regulam até mesmo células de gordura, só não vai encher de misturas pesadas e cheias de açúcar como muito leite condensado, cremes de avelã e chocolates, optar por um açaí com combinações mais naturais permite até mesmo com que você absorva os nutrientes com mais propriedade.

Granola e Mix de sementes: Colocar granola ou agregar com sementes de girassol, chia e abóbora vai deixar seu açaí mais robusto e seu organismo pode dar boas vindas para fibras cooperando para seu sistema digestivo.

Salada de Frutas: Morango, Maçã, Kiwi, Banana e Abacaxi fazem aquela mistura saborosa misturando o cítrico com adocicado vitaminando seu sistema com um banho de imunidade.

Cupuaçu: Esse aqui já virando o Bochecha do Claudinho, tem gente que não consegue pedir um sem querer o outro junto, e tá tudo bem, sabe? Até porque o cupuaçu além de complementar com seu sabor marcante, tem propriedades similares às do açaí sendo excelente no seu composto energético e na queima de gordura por conta da quantidade de vitamina C.

Flocos de arroz/Tapioca: Repletos de fibras a farinha de tapioca ou esses floquinhos, dão uma encorpada no alimento e cooperam com você regulando os níveis de açúcar no sangue bem como o sistema imunológico.

Tem gente que ainda coloca um pouquinho de cada, um melzinho e dá uma boa misturada, mas aí fica a critério próprio, o mel também é um ótimo complemento e dá um aspecto doce, além de ajudar como antioxidante, potencializador da imunidade e regulador dos níveis de triglicerídeos e colesterol.

E para finalizar, Você sabia que existe Vinho de Açaí?
Acredite, um analista de sistemas e entusiasta do mundo das bebidas artesanais, em uma tentativa de fermentar o açaí com mel encontrou uma identidade muito parecida com o aroma do vinho tinto suave, porém sem perder a essência única do açaí e suas marcas intensas. 

Seu nome é Marcos Júnior, natural do Acre e apaixonado por combinações fora da caixa. Nossa equipe entrou em contato com ele que liberou sua citação, você pode saber mais sobre o andamento dessa descoberta acompanhando de perto no instagram @florisavinhos.

Por hoje é só, aproveita que o verão está chegando para combinar um bom açaí com uns treinos e veja sua saúde em um novo nível.



Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.
Newsletter