O enigma da Passa 🍇

0 comentários

Além dos parentes, o final do ano traz na carona uma alimentação um pouquinho (ou muito) mais pesada do que qualquer outro mês, é temporada de ver os dotes culinários que misturam especiarias totalmente variadas, eu não sei como isso funciona ao redor do mundo todo mas aqui no Brasil a gente mistura abacaxi no frango desfiado com maçã picadinha, azeitona e pimentão. Acredite, fica bom e a gente chama de ‘’salpicão de frango’’.

 Além das frutas, presentes, celebração do nascimento do menino Jesus e virada de ano, quando o modo férias entra em cena parece que nosso estômago dobra de tamanho e aos poucos a gente se transforma no que o dicionário brasileiro chama de ‘’saco sem fundo’’ e no meio dessa fome insaciável um elemento específico já causou muitas divisões muitas vezes vai sendo espalhado por todo o canto como se fosse água regando o jardim, você já deve ter adivinhado de quem eu tô falando, ela mesma, a famigerada - ou nem tanto - Uva Passa. 

Mas relaxa, esse blog não é para falar mal dela, não é assim que as coisas funcionam por aqui, frutas são amigas e são comida muito nutritiva. Hoje é dia de entender um pouco mais de como essa, que misturada no arroz e em cada prato das refeições do final do ano pode ser consumida de um jeito mais saudável e revolucionar a saúde uma vez que a família das frutas secas é uma mina de fibras e nutrientes.

Hoje a cena é toda dela
A uva passa é uma opção para quem está em um ritmo de treinos ou desejando começar uma dieta mais balanceada, trocando docinhos industrializados pelo que a natureza tem para oferecer, são ótimas para ajudar naquela controladinha no apetite. Ah, é bom lembrar que uva passa, embora brilhe muito, não é fruta cristalizada, essas outras são cheias de açúcar refinado, e sobre esse assunto a gente já conversou outro dia. 

O que é o que é? Brilha muito mas não é cristal?
rs, acabamos de dar a resposta ali em cima, a uva passa como o nome sugere, passa por outro processo, ela vai para um procedimento de secagem, onde existem pelo menos duas maneiras de secar, ou deixando elas para tomar um solzinho ou levá-las ao forno. 

4 Motivos para dar uma chance pra ela:

  1. Ela te coloca no eixo, uma amiga que coloca seu sistema digestivo para funcionar, por consequência ajuda na sua saúde mental, uma vez que o intestino é tipo o cérebro só que na barriga.
  2. Ela é vitamina e sais minerais e também só quer paz (fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro e cálcio, A e mais vitaminas do complexo B)
  3. Ela é rica… em calorias, é claro! (fica a dica para você não se relacionar com alguém por dinheiro)
  4. É um apoio para todas as horas, parceria infalível te deixando mais forte com a imunidade lá no alto por conta do seu efeito anti-inflamatório.

Um novo olhar para a frutinha 
Contrário do que muitos pensam, o processo de secagem ou desidratação não enfraquece as propriedades da fruta, a verdade é que elas ficam ainda mais evidentes pois se integram às novas condições, potencializando os nutrientes e preservando suas características. Então para começar a se familiarizar com ela nossa dica é: 
Se você realmente não curtir comer ela misturada com outros alimentos, separe, mas não as abandone;

Comece a introduzir ela nas sobremesas, pedir ela junto com o açaí pode ser um bom começo;

Coma sabendo que as fibras e nutrientes estão te acrescentando saúde;

Vá até uma loja de frutas e cereais e compre um saquinho para carregar elas pra lá e pra cá te ajudando a saciar a fome.

Últimas super-mega-ultra-power considerações
Um grupo de médicos pesquisadores perceberam que a fibra da uva passa é de caráter único. Sua desidratação joga seu potencial lá pro alto fazendo com que a evidência dos oxidantes ajude na prevenção de doenças como câncer, Alzheimer, Demência e Parkinson, a substânciazinha que permanece dentro das passas barra os efeitos de perda óssea recorrentes da menopausa.

Viu só, essa é uma verdadeira super-extra-powerful-mini fruta. Preciosa, prática, potencializadora e revigorante, o que acha de darmos uma chance pra ela?

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.
Newsletter