Não descarte a saúde

0 comentários

 

Em uma época de tanta consciência ambiental, às vezes não sabemos nem por onde começar a poupar e reaproveitar os bens que temos ao nosso alcance. No blog de hoje vamos te ajudar a dar o primeiro passo na vida do consumo consciente, começando pelo seu prato. 

Juntar saúde com consumo consciente nos impulsiona a conhecer mais sobre os nutrientes alternativos e para isso a gente precisa desvendar o que é que existe nos alimentos que temos o costume de descartar, afinal, várias e várias vezes mandamos para o lixo partes que poderiam agregar muito na nossa saúde simplesmente por estarmos acostumados em consumir só o que crescemos comendo e o que nos contaram que fazia bem para a saúde, bom, é bem aí que a gente entra. Viemos te contar que entre os legumes e vegetais,
Existe mais

🥕
Todo mundo sabe que a cenoura é extremamente benéfica e nutritiva e não é à toa que a parte laranja é a que mais vemos quando vamos ao hortifruti, o que rola é que são poucos os que se perguntam sobre as folhas. 

As folhinhas da cenoura possuem 6 vezes mais vitamina A do que a raiz em si, não é tão comum a gente encontrar ela em qualquer lugar, mas eu te garanto que quando você achar, não vai se arrepender com a versatilidade dos pratos que podem ser agregados a partir do molho pesto que dá para fazer com elas. 
*a dica é colocar elas para bater com azeite, queijo e nozes ;)

🥦
As famosas arvorezinhas (brócolis e couve-flor), são extremamente potentes em antioxidantes, grandes guerreiras no embate contra os radicais livres, sendo cruciais para as grávidas pois são necessárias para a síntese das hemácias no desenvolvimento do bebê.

🍉
Uma das rainhas do descarte, que assume o pódium quando o assunto é ser jogada fora, é a parte branca da melancia, aquela que fica entre a casca e o miolo. Acontece, que ela é comestível e leva a saúde às alturas, dilata as artérias e melhora a circulação por conta da sua riqueza em citrulina, a melancia por sinal, é um dos raros alimentos que possuem esse aminoácido. 

Você conhece as folhinhas das beterrabas? Pois é, são um poço de vitamina A e C, ricas em cálcio e ferro. 
Uma ideia para um prato legal é picar e misturar com azeite e alho picadinho. Além de despertar seu paladar, vai fortalecer sua imunidade.

Além dos 4 citados acima, existem algumas sementes que são muito ricas em nutrientes e acabam sendo descartadas por falta de costume ou por simples descuidos mesmo, por isso é bom ficar de olho nelas e mergulhar um pouquinho no universo das oleaginosas.

Crie sua linha de produção
Falando assim parece até uma chamada para você abrir sua empresa né? Mas o convite aqui é para você começar com uma hortinha. O cultivo próprio de alguns alimentos pode evitar o descarte e ajudar o meio ambiente, se achar que é uma boa ideia, comece logo, você vai precisar de:

Se possível em uma área externa e bem iluminada, se não for possível, tudo bem, lugar com boa ventilação e onde bata um solzinho serve também;

encontre uma caixa ou alguns vasinhos de barro;

 terra e sementes, e para o plantio, dependendo do seu espaço uma boa ideia (e muito nutritiva também), são sementes de melancia, girassol, melão, abóbora e cenoura, sua horta na verdade vai ser uma mina de nutrientes.

 

Ousadia na cozinha!

Calma, não precisa se cobrar como se o Érick Jacquin estivesse te pedindo um prato ornamental e saboroso, comece simples, pelas saladinhas, mas seja ousado, permita essas folhinhas serem mágicas para o seu paladar e úteis para sua saúde, misture algumas, experimente o diferente e se divirta.

Aqui você pode conferir mais algumas variedades de folhas não convencionais clicando aqui.

Por hoje é isso pessoal, plante saúde e colha vida longa.

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.
Newsletter