Gaba, o mensageiro da calma ūü߆

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Checar o clima, comprar um lanche, atender um cliente fora de hora, achar uma roupa legal, ser notificado de quem come√ßou a seguir voc√™, adquirir uma passagem de avi√£o, saber como anda a bolsa de valores, descobrir lugares novos, receber tarefas novas, e mais uma imensa variedade de impress√Ķes que s√£o despertadas em nosso c√©rebro e produzem efeito imediato no corpo s√£o encontradas em um dispositivo de pl√°stico e metal que cabe na palma de nossas m√£os. Acontece que quando usado de um jeito exagerado, nossos celulares entregam uma descarga de ansiedade, nervosismo e no caso de alguns aplicativos, a sensa√ß√£o de insatisfa√ß√£o constante.

Com toda multidiversidade poss√≠vel de ser experimentada, alguns h√°bitos de pensamento v√£o se estruturando e por muitas vezes nossa flexibilidade cognitiva vai se enrijecendo sem nos permitir explorar novas ideias e muito menos todo o potencial criativo que temos para lidar com quest√Ķes internas e externas. Ficamos ocupados demais com a nossa rotina que o estresse e a ansiedade v√£o se tornando comuns.

O resultado?
Noites mal dormidas, exaust√£o, sensa√ß√£o de improdutividade em momentos de lazer ou √≥cio e at√© mesmo irritabilidade excessiva podem ser resultantes em quem acaba passando o dia seguindo os mesmos caminhos neurais influenciados pelas vias e padr√Ķes do universo digital.

Não perca a cabeça
Se você se identifica com algum dos resultados, relaxa, a cura vem de dentro.
Nosso corpo possui um potencial extremo de se recompor e produzir subst√Ęncias que nos ajudam a lidar com tudo isso.¬†

Tá, mas, quem é Gaba?
O Gaba (sigla para gama-aminobut√≠rico), √© o principal neurotransmissor inibit√≥rio do Sistema Nervoso Central (SNC). Funciona como esse mensageiro da calma, a sua libera√ß√£o em medidas est√°veis tem efeito relaxante, podendo renovar as noites de sono por completo uma vez que ampara o sono (REM), e, abaixar significativamente os n√≠veis da ansiedade social, generalizada e s√≠ndrome do p√Ęnico o neurotransmissor atua em quase todo o c√©rebro e faz com que os neur√īnios n√£o fiquem estimulados em n√≠veis fora do normal, controlando para n√£o gastar toda a energia dispon√≠vel.¬†
Enquanto reduz a ansiedade, promove tranquilidade.

J√° por um outro lado, quando um organismo possui baixa libera√ß√£o de GABA, a consequ√™ncia pode aparecer em doen√ßas, ataques epil√©ticos, ansiedade, ins√īnia e at√© doen√ßas mentais.

Como ele entra em ação?
Nesse exato momento ele est√° atuando dentro de voc√™ que est√° lendo isso, √© fato que, em alguns em um n√≠vel maior e em outros nem tanto. No entanto, na natureza, n√£o existe nada conhecido at√© agora que seja composto inteiramente por essa subst√Ęncia, por√©m alguns alimentos auxiliam a movimenta√ß√£o desse neurotransmissor, e esses ajudantes est√£o presentes nos:

Probióticos e Prebióticos;
Leites e Iogurtes; 
Kefir;
Café; 
Ch√°s (verde, melissa e camomila);
Espinafre;
Batata; 
Chucrute e Arroz Integral.

Suplementação?
A venda do suplemento Gaba é proibida no Brasil, afinal, não tem sua eficácia comprovada, desse modo, recorrer aos alimentos da lista acima ou a suplementos naturais que trabalham estimulando outros neurotransmissores além do Gaba, pode ter um impacto positivo na resposta do seu sono, foco e disposição.

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