Conheça os benefícios do triptofano para dormir melhor

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Será que tomar triptofano para dormir bem funciona? A verdade é, que esse aminoácido é precursor de vários hormônios importantes, incluindo serotonina e melatonina, que atuam proporcionando relaxamento e regulando o ciclo do sono e da vigília, respectivamente. Então – sim – o triptofano ajuda a dormir melhor!

Ter boas noites de sono é um privilégio que poucos tem e, por isso, estratégias para esse fim tem sido cada vez mais pesquisadas. Quem não dorme bem à noite tem prejuízos na qualidade de vida, incluindo aumento da sensação de fadiga, queda de libido, irritabilidade, cansaço e até maior predisposição à doenças.

Se você não tem dificuldades para dormir, com certeza conhece alguém que passa por essa situação. Para saber quais são os benefícios do triptofano, como incluí-lo na rotina e outras informações relevantes sobre o aminoácido e noites de sono tranquilas, não deixe de continuar ligado(a) no artigo! Boa leitura!

O que é triptofano e quais seus benefícios

O triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, nosso corpo não é capaz de produzi-lo. Por isso, o consumo de alimentos ricos ou suplementos é fundamental para satisfazer as necessidades do organismo. Entre suas funções, destacam-se a produção de dois neurotransmissores: serotonina e melatonina.

É comum ouvir que consumir alimentos ricos em triptofano ajuda a melhorar a sensação de bem-estar e a dormir melhor. Isso se dá justamente pela importância do aminoácido na produção dos dois hormônios citados, conhecidos como “hormônio da felicidade” e “hormônio do sono”.

Por isso, entre os benefícios do triptofano ingerido como agente farmacológico ou através de uma dieta rica estão a atenuação dos sintomas de ansiedade e depressão e o auxílio no tratamento de insônia. Sobre o sono, especificamente, ao longo do texto abordaremos mais o assunto.

Fontes de triptofano

A escolha dos alimentos certos que irão compor o cardápio interfere não apenas no corpo, mas na saúde, noites de sono bem dormidas e bem-estar geral. Você já reparou, por exemplo, a sensação de felicidade que o chocolate promove? Parte disso é graças ao triptofano. Veja outros alimentos em que ele está presente:

  1. Banana;
  2. Peixes;
  3. Laticínios;
  4. Grão de bico;
  5. Mel.

A relação entre triptofano e sono

A melatonina é um hormônio que auxilia a regular o ciclo do sono e da vigília. Por sua vez, a serotonina proporciona sensação de relaxamento que contribui para acalmar a mente. Como visto, o triptofano tem responsabilidade na produção de ambos hormônios e, por isso, ajuda a dormir.

Um estudo clínico do Departamento de Psiquiatria do Hospital da Universidade de Frankfurt, que incluiu tanto homens quanto mulheres, utilizou a suplementação de L-triptofano para observar os efeitos do aminoácido no sono dos pacientes, que apresentavam severos distúrbios para dormir.

Como resultado, os pesquisadores observaram que houve melhora acentuada no padrão de sono após o período de quatro semanas. Além disso, perceberam que, depois do período controle, quase metade dos sujeitos teve prejuízos para dormir novamente.

Como tomar triptofano para dormir melhor

Além dos alimentos ricos em triptofano, é possível encontrar suplementos à base de triptofano, na forma de L-triptofano em cápsulas. A dose pode variar de acordo com as necessidades individuais de cada um. Por isso, antes de consumir suplemento de triptofano, procure a orientação de um médico ou nutricionista.

Fonte: oceandrop

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