Coloque energia na sua rotina ⚡

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Provavelmente você já ouviu a frase ‘’fico cansado só de imaginar’’. 

Mas já parou para pensar que geralmente a gente fica realmente cansado por pouca coisa? 
Às vezes estamos até animados para aprender ou executar algo novo, de repente nosso foco se perde e a sensação de exaustão fica evidente.
Relaxa, não é coisa do além, existem alguns motivos que fazem isso ficar em evidência: a alimentação descuidada combinada com uma má gestão do cotidiano.

Viva o agora
Antes de algumas dicas para melhorar sua alimentação, é bom lembrar que muitas vezes o excesso de informações e tarefas nos faz pensar somente no resultado das coisas e descartar o ‘’agora’’. Por muitas vezes acabamos dormindo mal e nos alimentando pior ainda, levando nossa mente a um lugar de fadiga, desmotivação e cansaço. Por isso a importância de tirar um tempo para respirar fundo, dormir bem e organizar sua agenda de maneira mais coordenada para encarar com leveza os desafios do dia a dia.

Essas dicas são realmente muito boas - modéstia parte - porém como aqui trabalhamos com sinceridade vale lembrar que isso tudo não vai valer nada se as refeições não forem complementadas com alimentos que te abastecem com uma energia realmente efetiva. 

Para te ajudar, a gente resolveu montar aqui um cardápio com alimentos que ajudam não somente a dar um boost, mas que te mantém ativo e saudável durante o dia todo.


Vamos começar com o  Café da manhã:

A sugestão para uma alimentação nutritiva e consistente em energia logo de manhã é combinar esses alimentos simples e poderosos:

Banana: As bananas são sensacionais para obtenção de energia, fonte de carboidratos complexos, vitaminas B6 e potássio, ajudam com uma boa dose de energia nesse primeiro momento do dia.

Ovos: Cheios de proteínas e leucina, são fonte de energia duradoura e estável, e o melhor de tudo é que não precisa ser um mestre da alta culinária para preparar um ovo.

Café: O café possui nutrientes que contém energia, por si só, ele é mais estimulante do que propriamente energético, por isso no comecinho do dia é uma boa opção para combinar com os demais.

Iogurte: Ricos em probióticos, ajudam a aumentar a imunidade e regular os níveis de energia.

Geralmente no meio da manhã acabamos ficando desfocados e com um pouquinho de fome, para dar uma impulsionada na energia então, é bom ingerir nozes, afinal, avelãs, castanhas e amêndoas possuem magnésio, que ajuda na conversão do açúcar em energia. 



Almoço:

Arroz Integral: Baixo em níveis glicêmicos, regula o quadro energético e deixa com que ele fique estável durante o dia.

Lentilha: Além de uma ótima fonte proteica, a lentilha reabastece seus estoques de folato, manganês, zinco e ferro, essa combinação ajudam na produção de energia celular e na quebra de nutrientes para a liberação de energia.

Batata Doce: Suas fibras e seu carboidrato são digeridos lentamente pelo organismo, fornecendo energia por mais tempo.

Peixes: Os mais gordurosos como salmão e atum além de ótimas fontes de proteínas tem ácidos graxos, ômega-3 e vitamina B12 que ajudam a produção dos glóbulos vermelhos, ajudando a retardar o cansaço muscular, deixando a energia ativa por mais tempo.

Sementes: Ajudando muito no rendimento muscular, sementes como de abóbora, linho e chia possuem ômega-3 vindo das plantas, excelente para o controle glicêmico e funcionamento do cérebro.

Folhas e vegetais: Com o exemplo da couve, que é um alimento riquíssimo em minerais e vitaminas, vegetais folhosos possuem grande quantidade de cálcio, ferro, fibra e proteína, nutrientes que te dão um up em diversos momentos.

  Tarde:
Durante a tarde a indicação das oleaginosas permanece, essas sementes e castanhas produzem um grande bem ao organismo e podem saciar essa sensação de fome que ronda nossa barriguinha ao entardecer. 

     Janta
Frutas: Laranja, banana, morango e abacate podem ser consumidas como complemento para o período noturno por conta de sua reposição de energia e absorção de nutrientes, além de que por serem alimentos leves, não pesam muito no organismo.

Quinoa e aveia: Fibras, carboidratos e proteínas são absorvidas lentamente e geram no organismo uma liberação de energia bem estabelecida.

Pãozinho integral: Combinar um pão integral com uma geléia natural pode prevenir o aumento da glicose sanguínea. Certifique-se que as origens dos alimentos são realmente integral e natural.

Pra finalizar, não esqueça da Água 💦
Água é vida! Você já deve saber disso, mas a realidade é que a água é matéria base para a vida. A hidratação é essencial nas funções celulares incluindo principalmente a produção de energia, afinal, ajuda a transportar os nutrientes de onde obtemos energia.

A recomendação que fica é bebermos cerca de 2,5 litros de água diariamente. Você pode começar aos poucos, também não precisa beber tudo de uma vez (se bem que talvez nem seja possível), mas ir ingerindo durante seu dia e levar uma garrafinha onde você for com certeza vai ajudar nesse processo.

É sempre bom lembrar
A gente jamais vai descartar a possibilidade de você ter alguma alergia a algum desses alimentos, por isso não deixe de consultar um nutricionista para te auxiliar nessa busca de energia para seus dias. Vale muito lembrar que não é sobre ficar dias acordado, a gente precisa cuidar do nosso corpo incluindo o jeito que lidamos com o sono. 

Durma bem, coma bem, faça amigos e viva melhor. 😉

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