Alimentação no Outono: Dicas para uma estação + saudável

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O outono chegou e junto com ele as principais características da estação: dias mais frescos, frutas típicas, alimentos quentes, queijos e vinhos. (😋!) Masss… é nessa hora que devemos redobrar os cuidados com nossa alimentação, pois no frio, a matemática do nosso corpo é a seguinte: frio = metabolismo acelerado = mais energia gasta.⚡

Durante o outono, o ideal é que a gente dê preferência para comidas quentes e que não sejam pesadas, por isso, fique de olho nas dicas de como se alimentar de forma saudável nessa época do ano. 👀 Let 's go!!

Chá - ‘Tea’ mo chá! (haha, trocadilho bom, né?)

Os chás são uma ótima alternativa para esquentar o corpo, por isso, é sempre bom preparar uma receita que leve uma das opções: gengibre, cravo, canela, maçã ou mate. Além, claro, da famosa Camomila para esquentar e relaxar a mente e o corpo.

Legumes Cozidos

Brócolis, couve-flor, chuchu ou palitos de cenoura podem ser servidos em temperatura ambiente ou aquecidos. Tempere com azeite, sal, limão e, para variar, alho torrado, folhas de manjericão ou orégano fresco.

Legumes grelhados

Corte fatias transversais de berinjela, abobrinha, cebola ou pimentão em rodelas. Aqueça-os e regue com um fio de azeite. Depois disso, os alimentos podem ser preparados tanto no grill como numa frigideira. Deixe os legumes ficarem dourados e sirva com molhos. Você também pode usá-los em sanduíches.

Bônus: Que tal uma receita de molho SUPER simples para comer com os legumes grelhados? Olha só:

  1. Misture iogurte desnatado, alho picado, pouco azeite, sal, mostarda, maionese e ketchup. Prontinho, tá feito! 

Estação das Frutas

As frutas desta estação são ótimas opções para manter a saúde. Com diversas alternativas para compor uma boa alimentação, listamos algumas frutas ricas em nutrientes e vitaminas para serem consumidas durante este período.


1 O coco possui uma grande fonte de boa gordura e tem ação antioxidante auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, além de estimular a  atividade do intestino, um processo muito importante para a saúde. Outro benefício que muitos não sabem, é que esta fruta também ajuda na saciedade, por isso, é ideal para quem precisa emagrecer.

2 A maçã é rica em diversas vitaminas e minerais, como A, C e E, também é composta por complexo B, ferro e fósforo. E além de proporcionar higiene bucal, ajudando a remover resíduos na placa bacteriana dos dentes, a maçã também é responsável por prevenir a rouquidão. 

3 Sendo mais um alimento antioxidante, a uva roxa tem um potencial para combater o envelhecimento e possíveis doenças cardíacas. A fruta é indicada por nutricionistas a ser consumida todos os dias por colaborar na longevidade. 

4 Muito famoso pelo seu efeito calmante, o maracujá é muito consumido em sucos e chás. Rico em vitamina B, C e sais minerais, essa fruta fortalece os vasos sanguíneos, atua no funcionamento do intestino, ajuda em infecções, além de atuar no sistema nervoso, do qual é muito conhecida. Além disso, muitos também não sabem que o maracujá ajuda nos cabelos, olhos e pele, sendo uma ótima opção para quem precisa desse cuidado.

Receita com as frutas da estação - Crepe de banana

Você vai precisar de: 

  1. 3 Xícaras e meia (chá) de Leite e 3 ovos
  2. 2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
  3. 2 colheres (sopa) de maisena
  4. 1 colher e meia (chá) de fermento
  5. 1 colher (sopa) de açúcar
  6. 1 colher (chá) de sal
  7. Manteiga para untar

Para o recheio:

  1. 4 bananas em rodelas 
  2. 1 xícara (chá) de doce de leite

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo,  aqueça uma frigideira antiaderente com manteiga e frite a massa, até dourar dos dois lados e terminar a massa. Reserve. Misture a banana e o doce de leite, divida entre as massas e dobre ao meio. E pronto, pode servir. 😋

Diante das diversas opções disponíveis no outono, ainda há algumas frutas que estão prontas para serem usadas em diversas receitas, como: tangerina, abacate, goiaba, caqui, wiki e laranja. Um colorido só!🍇🥝🍉🍊

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