A riqueza da ricota
Cada estação tem a ricota que merece
Um cheesecake fresquinho para uma tarde ensolarada de primavera,
uns ovos mexidos com ricota no pós-treino daquela corridinha no verão,
um quiche e um cafézinho na noite de outono ou até um croissant quentinho recheado para deixar a manhã de inverno mais alegre, bom, na real esse papo todo já tá dando fome né?
Mas, antes de fechar a página e ir procurar alguma coisinha para beliscar, deixa eu te mostrar porque a ricota é uma opção tão boa para quem está procurando dar uma mudada na alimentação sem precisar reduzir excessivamente a quantidade de alimentos.
É bom ressaltar que ‘’ricotta’ ou ‘’ricottura’’, é o termo usado pelos italianos para algo que é cozido duas vezes, a palavra tem origem no latim ‘’ricocta’’, e, isso importa porque foi justamente através desse processo que em uma província antiga da Itália que se descobriu essa iguaria, enquanto a família abastecia seus armazéns de queijo de fabricação própria, usaram do soro do leite em um processo de recozimento e espera tendo por resultado a potencialização das propriedades proteicas na aparição de uma textura granulosa, consistente, delicada, com sabor próprio e baixíssimo teor de gordura, o que conhecemos hoje como Ricota.
A beleza da ricota não está somente na sua história natural e orgânica, mas nas qualidades nutricionais que ela carrega. É bem comum que alguém que deseja fazer uma dieta perceba que os nutricionistas vão indicar a ingestão desse derivado de queijo como sendo um caminho próprio para saciar a fome com uma quantidade gritante de proteínas, poucas calorias e fácil digestão, isso porque ela é um derivado dos queijos, sendo preparada com o soro e não com o coalho, tendo uma quantia de gordura bem menor que os queijos.
Ajuda dos universitários*
Pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (SP), descobriram que existe uma proteína do soro do leite, presente na ricota, que ajuda a proteger o intestino contra os sintomas de digestão pesada que ocorrem quando ingerimos alimentos muito gordurosos.
Tem mais de onde veio isso!
A ricota é muito rica em nutrientes essenciais para nossa saúde. Entre suas propriedades estão cálcio, proteínas, vitaminas A, B, D e E, potássio, fósforo. zinco, iodo e selênio. A presença disso tudo em um alimento tem como resultado, para quem o ingere, o ganho de massa muscular magra, fortalecimento dos ossos - prevenindo a osteoporose - e auxiliando em um crescimento saudável, além do nível de inchaço pós refeição ser diminuído por conta de sua baixa quantidade de sódio, o que também tira preocupações de elevações na pressão arterial depois da ingestão do mesmo.
Aproveita que a ricota é rica e quer enriquecer seu organismo! ✌

Olá!
Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.