🐟 Os segredos do Salmão, a paixão do Urso 🐻

0 comentários

Os segredos do Salmão: Por quê os Ursos gostam tanto?

Recentemente a World Animal Protection apontou que os ursos são extremamente inteligentes, seu QI faz com que ele tenha atitudes muitas vezes surpreendentes.
Mas, afinal, será que a inteligência do bichão pode estar de alguma forma atrelada a sua ingestão de salmão?  
Embora o salmão seja - além de muito saboroso - essa fonte de proteínas, minerais e vitaminas cheias de nutrientes, na vida do urso é só um plus que complementa sua estrutura robusta e forte, o animal já possui um cérebro com dimensões maiores que os demais, fazendo com que suas habilidades sejam mais direcionadas e sua capacidade cognitiva tenha um bom desempenho, dando às coisas que ele come um melhor potencial de absorção, bem no fim, é a união do útil com o agradável.

Para você ver como animais com cérebro maior se destacam, dá uma olhadinha nesse teste bem divertido que fizeram com alguns mamíferos em um desafio para registrar quanto tempo cada grupo levava para abrir a caixa.  

Tamanho do cérebro aponta rapidez dos mamíferos em resolver problemas

E em humanos, qual o efeito do Salmão?
O salmão é um dos peixes mais nutritivos que se tem conhecimento, um dos chamados ‘’peixe de porte grande'' alimenta Ursos, Tubarões, Baleias e também Humanos.
A verdade é que registros científicos apontam que o homem consome peixe desde os tempos mais remotos, e, naquela época os peixinhos já complementavam as pedras - ou sei lá o que eles usavam como prato - fornecendo muita proteína ajudando a espécie a continuar evoluindo.

Hoje o salmão, em específico, caiu no gosto da população mundial e é difícil achar uma pessoa que diga não gostar de um grelhado ou até mesmo cru para agregar no sushi.

O efeito dele no organismo é muito bom, a ingestão do salmão na verdade está trazendo para dentro de nós uma imensa variedade de vitaminas que vão desde as do complexo B, agregadas ao Potássio, Proteínas, Ácidos Graxos e Ômega 3, e no blog de hoje vamos pontuar os benefícios dessas substâncias presentes no peixão, vamos lá?



Vamos começar pelas vitaminas do complexo B, essas que ajudam muito a manter o ânimo, envolvidonas em processos super importantes do corpo, incluindo fazer o alimento virar energia; criar e reparar o DNA e reduzir a inflamação que pode levar a doenças cardíacas.

Começando pela B1 que: Harmoniza os gastos de energia e regula o apetite fazendo com que você não sinta vontade de devorar tudo o que vê pela frente mas, também não tira sua fome por absoluto.

Já a sua falta no organismo resulta em uma sensação de fraqueza muscular e grandes possibilidades de problemas cardíacos. 

Já a B2: Conhecida como Riboflavina, trabalha na produção de sangue, ajuda no crescimento saudável e colabora com a visão, um organismo sem ele causa uma vermelhidão na língua com riscos de inflamação, retardo no crescimento, fraqueza na vista e até mesmo anemia.

Na Vitamina B3 você: Melhora sua circulação sanguínea enquanto regula seus níveis de colesterol e para quem sofre de enxaqueca, acredite, ela atua no alívio dessa tortura, o problema é que quando fica escassa gera falta de apetite, enjôos e vômitos e em casos mais pontuais pode levar a demência e até depressão.

A B5: Essa é pró na arte de resolver problemas cotidianos, se foi um corte sua função é agilizar a cicatrização, se foi um treino intenso ou um dia muito cansativo ela vai ajudar a te aliviar, tudo isso devido ao seu potencial energético, já os sinais que ficam evidentes quando a B5 não está constando são formigamentos, dores de cabeça, sono constante e cãibras.

Vitamina B6: É aquela que chamam de piridoxina, ela que faz o metabolismo entrar no ritmo ideal enquanto opera repaginando o sistema nervoso, cuidando até mesmo da pele, essa belezura não para por aí, essa vitamina deixa o coração precavido à uma série de doenças, ajudando na construção da hemoglobina e na diminuição da pressão sanguínea, sua falta é o risco de feridas na pele, boca, língua e até mesmo a chance de convulsões. 

B7: Conhecida por biotina, facilita a saúde da pele e dos cabelos, além de favorecer a absorção das outras vitaminas do complexo B no intestino a falta de B7 causa irritação na pele e aparecimento de manchas, conjuntivite, dor muscular, cansaço e aumento do açúcar no sangue. Podendo rolar até queda de cabelo, perda de apetite, ressecamento dos olhos e insônia.

Amiga das grávidas, a B9 é muito importante para a formação da hemoglobina e até de algumas proteínas, contribuindo para o bebê enquanto seu sisteminha nervoso está em formação, a carência de B9 (que também é chamada de ácido fólico) pode levar a irritabilidade, cansaço, dificuldade para respirar e tontura.

A famosa brabíssima, a B12 ou cobalamina, é parceirassa das células sanguíneas e do metabolismo dos aminoácidos, sendo superprotetora para que doenças cardíacas e neurológicas não tenham efeito.

Em caso de falta, os sintomas serão a falta de concentração, energia, força, cansaço e até mesmo anemia.

Ácidos Graxos: O ômega-3 é predominante no salmão, sendo um verdadeiro potencializador para que o sistema cardiovascular funcione bem regulando a pressão arterial, alinhando os valores de triglicerídeos e colesterol, é um boost para que a visão funcione bem, juntamente com o desempenho intelectual ajudando na capacidade de absorção de conteúdos aprendidos.

Potássio é um grande parceiro da regulação da pressão, faz com que as células funcionem bem, permite o bom funcionamento dos músculos e nervos, essencial na sintetização de proteínas e metabolização de carboidratos. 

Antioxidante (Astaxantina)
Grandes responsáveis pela saúde da pele e dos olhos benéfico para o sistema neural, contribui muito para a saúde do coração. Dessa forma, esse antioxidante atua como anti-inflamatório e analgésico 100% natural. Portanto, protege ambos de doenças que poderiam impacta-los. Além disso, ajuda no controle da pressão arterial e do nível de colesterol no sangue, recuperação muscular e disposição.

Selênio
Atua na prevenção do câncer e fortalece a imunidade por conta de seu caráter antioxidante além de proteger o contra a aterosclerose (acúmulo de colesterol nas placas da artéria causando o estreitamento dos vasos sanguíneos).

Curiosidade:
A tireoide é o órgão que recepciona a maior quantidade de selênio no organismo, essencial para manter uma boa produção dos seus hormônios. A falta selênio pode levar a problemas como hipotireodismo que acontece quando as células de defesa atacam a tireoide, piorando seu funcionamento.

Proteínas
No grupo dos macronutrientes, fonte desejada pelos musculosos e apaixonados por treinos de intensidade, constrói e repara tecidos, produz enzimas, hormônios e mais algumas substâncias químicas. Sua presença no corpo é tão abrangente que é componente abrangente nos ossos, músculos, cartilagens, pele e sangue. 

Por último mas não menos importante (não mesmo), o L-Triptofano
Esse é um aminoácido essencial, precursor da serotonina - o hormônio da felicidade - melatonina e niacina, ótimo para o tratamento da ansiedade, insônia, depressão, ajudando também no humor, memória e até mesmo na perda de peso. Bom demais, não é?

Se quiser saber mais sobre onde encontrar esse nutriente, clica nesse link para ver mais sobre a Dn1, que por sinal, te oferece em uma cápsula a quantidade de L-triptofano que você precisaria de meio quilo de salmão para obter.

Agora que você já leu os 14 e sabe todos os benefícios do salmão, para experimentar os seus segredos, só colocando ele na dieta para sentir os efeitos.






Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação

Olá!

Gostamos de manter você bem informado, por isto cadastre aqui seu email para continuar a acessar nosso blog.


Ao assinar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!
Este e-mail já foi registrado.
Newsletter